sábado, 20 de fevereiro de 2010

Declaração Universal dos Direitos Humanos





Declaração Universal dos Direitos Humanos
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10

de dezembro de 1948

Com base em alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos nos viemos chamar sua atenção para as causas sociais.
Logo no primeiro artigo temos:

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

A priori, parte-se do presuposto de quem nascemos de forma igual, todos com o mesmo nível de relevância: Ninguém é melhor que ninguém só porque nasceu em "berço de ouro", ou pertencente a tal familia. Ao menos aos olhos da razão, somos todos iguais. Conceito esse que fica bem claro no artigo segunte:

"Artigo II:
Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição."

Sendo assim, as pessoas deveriam ter os mesmo direitos ao acesso a educação, saúde, transporte, moradia e bem estar social, acegurados pelo Estado, mas não é semque que isso acontece. E justamente por isso é que existem as ONG's, que são os Orgãos Não-Governamentais que são formados com o intuito de cobrir uma carência democratica existente, seja ela de qualquer origem, desde a ligadas com religião, passando por orgãos de defesa dos direitos Humanos, como no caso da Charme, – Centro Humanitário de Apoio à Mulher, que é um orgão que tem como causa a violência contra a mulher, aqui em Salvador, passando por outras que são abrigos para crianças sem familias, como o Lar Luz do Amanhã, no bairro de Pituaçu.

Um comentário:

  1. Pois é Jeã,
    A declaração dos direitos humanos causa bastante polêmica devido a distância que há entre o texto e prática. Cadê os mecanismos de controle para que tais direitos sejam efetivados né?
    ______________
    Jorge Hilton

    ResponderExcluir